Dúvidas Frequentes:
1) Quais são as etapas do processo de promoção para titular?
O processo de promoção para titular possui características específicas, e suas etapas estão listadas a seguir:
1 – Docente deve organizar a documentação referente ao seu processo administrativo. Serão 4 arquivos em PDF: o Requerimento, a Planilha de Pontuação, o Memorial Acadêmico (com documentos comprobatórios) ou Tese Inédita, a Lista da Comissão Especial de Avaliação;
- No arquivo “Requerimento” e Planilha de Pontuação devem constar as atividades realizadas no interstício de 24 meses de avaliação, com objetivo de atingir a pontuação mínima necessária para progressão. Essa é a documentação padrão de progressão que o docente já está habituado a realizar;
- Dentro do PDF “Lista da Comissão Especial de Avaliação”, o docente deve indicar também se opta por defesa de Memorial Acadêmico ou Tese Inédita e se opta pela defesa no modo presencial ou remoto;
- No arquivo Memorial Acadêmico (com documentos comprobatórios), devem constar as atividades relevantes de toda a carreira acadêmica do docente.
2 – Docente deve abrir o processo no prazo de 60 dias antes de finalizar seu interstício de 24 meses. Clique aqui para saber como abrir o processo;
3 – A CPPD deve enviar comunicado à reitoria indicando os nomes e contatos da banca, bem como a data da avaliação;
4 – A reitoria deverá emitir a portaria nomeando a banca, indicando o presidente e indicando o modo de realização da defesa (presencial ou remoto). Deverá enviar e-mail convidando oficialmente os membros, e anexando ao e-mail a portaria de nomeação.
- Caso a defesa seja presencial, a CPPD e a reitoria devem providenciar o auditório, bem como a gravação de áudio e vídeo. Caso a defesa seja remota, o presidente da banca deverá efetuar a gravação e enviar para o e-mail da CPPD;
- Caso a defesa seja presencial, a reitoria deverá e cuidar dos transportes/diárias;
5 – A CPPD deve avaliar a planilha e elaborar o relatório de pontuação;
6 – A CPPD deve enviar e-mail ao presidente e membros da banca com as seguintes informações:
- toda a documentação referente ao processo administrativo (requerimento, relatório de pontuação, memorial/tese);
- para auxiliar ao presidente, também serão enviados modelos de despacho, parecer e ata para preenchimento;
7 – Caso a defesa seja virtual, o presidente da comissão especial deverá criar e enviar com antecedência o link da reunião online aos membros da comissão e aos convidados;
8 – No dia da avaliação, o docente avaliado procederá à defesa. A banca realizará a avaliação, elaborando os respectivos documentos (despacho, parecer e ata). Após as assinaturas, o presidente da banca deve enviar os documentos para o e-mail da CPPD;
9 – A CPPD anexará todos os documentos necessários ao processo eletrônico no sistema, e elaborará o relatório final da avaliação. Caso o docente seja aprovado em sua avaliação, o processo será encaminhado à Progepe para emissão da portaria, cadastro da progressão e pagamento.
2) Qual seria o cronograma para o processo de progressão de titular?
O cronograma é o seguinte:
- 60 dias antes dos 24 meses: docente solicitar a abertura do seu processo apresentando a documentação completa descrita nessa página: Promoção para Titular;
- até 30 dias antes da data da defesa: CPPD envia à reitoria a indicação da banca;
- até 30 dias antes da data da defesa: reitoria publica portaria de nomeação da banca;
- até 30 dias antes da data da defesa: CPPD realiza a avaliação de desempenho do interstício de 24 meses;
- até 15 dias antes da data da defesa: CPPD envia à banca toda a documentação necessária para avaliação da defesa.
Para que haja tempo hábil para a CPPD enviar toda a documentação à banca com 15 dias antes da data da defesa, é necessário realizar todas as etapas anteriores com antecedência. Por isso, recomendamos ao docente que solicite a abertura do seu processo 60 dias antes de completar o interstício de 24 meses.
3) Qual data devo sugerir para a realização da minha defesa?
A CPPD recomenda que o docente sugira uma data dentro de 15 a 7 dias antes de completar o seu interstício de 24 meses.
Exemplo 1: O interstício do docente é de 15/04/2023 a 14/04/2025. Portanto, o docente sugeriu que a defesa dele ocorrerá no dia 07/04/2025.
4) Devo entregar alguma documentação física?
Não. Todos os documentos devem ser entregues em PDF, conforme instruções dessa página: Promoção para Titular.
5) Devo apresentar os documentos comprobatórios do Memorial?
Sim. O documento PDF do Memorial deverá conter o Memorial Acadêmico e, ao final, os respectivos documentos comprobatórios.
6) Para elaboração do Memorial, preciso colocar todos os comprovantes de todas as atividades que desempenhei durante toda a minha vida acadêmica?
Essa seria uma tarefa praticamente impossível. Para elaboração do Memorial, o docente deve descrever as atividades mais relevantes que realizou em sua carreira. Desse modo, fica a critério do docente quais atividades quer destacar e apresentar em Memorial. Então, para essas atividades, o docente deve apresentar os comprovantes de realização da atividade.
7) Quanto junto o Memorial e todos os Documentos Comprobatórios em um só arquivo PDF, o tamanho do arquivo é muito grande e maior do que 14 MB. Como faço?
O tamanho máximo do PDF deve ser de 14 MB. Caso o tamanho do PDF seja maior do que 14 MB, o docente deverá dividir o PDF em arquivos menores de até 14 MB cada um. Também poderá utilizar a ferramenta “Comprimir PDF” para diminuir o tamanho do PDF.
Exemplo 1: O docente juntou o seu Memorial e os documentos comprobatórios em um só PDF e o arquivo ficou com o tamanho total de 28 MB. Como o tamanho máximo deve ser de 14 MB, o docente dividiu o PDF em duas partes com 14 MB cada uma delas e assim nomeou: “Memorial – Parte 1” e “Memorial – Parte 2”.
Exemplo 2: O docente juntou o seu Memorial e os documentos comprobatórios em um só PDF e o arquivo ficou com o tamanho total de 16 MB. Como o tamanho máximo deve ser de 14 MB, então o docente utilizou a ferramenta “Comprimir PDF” e o seu PDF ficou com o tamanho de 12 MB, dentro do limite máximo suportado.
8) Devo realizar a defesa no modo presencial ou remoto?
No Requerimento, o docente deve indicar se prefere realizar a defesa no modo presencial ou remoto. O Gabinete da Reitoria é o órgão responsável pela gerência dos recursos (diárias e passagens), e para uma melhor otimização destes, recomenda que as defesas ocorram de modo virtual. No entanto, caso o docente prefira a defesa no modo presencial, deverá indicar isto no formulário e, na portaria de nomeação da banca, o gabinete deverá indicar se a defesa ocorrerá de modo presencial ou remoto de acordo com a disponibilidade de recursos.
9) O que acontece se eu completar meu interstício e não fizer a solicitação de promoção para titular?
Deve abrir o processo o quanto antes.
10) O que acontece se eu defender em uma data posterior à do meu interstício de 24 meses?
Para obter a promoção parta titular, o docente deve cumprir 3 critérios:
- 24 meses de efetivo exercício no nível de Associado 4;
- ser aprovado na avaliação de desempenho e;
- ser aprovado em sua defesa de Memorial ou Tese Inédita.
Portanto, um dos critérios é a aprovação na defesa do Memorial ou Tese Inédita. Caso o docente venha realizar sua defesa após o interstício de 24 meses, então sua promoção só poderá ser concedida na data em que foi aprovado na sua defesa do Memorial, pois é o momento em que o docente cumpre os 3 critérios de avaliação.
Exemplo: A data de efetivo exercício da progressão para Associado 4 do docente foi em 24/01/2020. Sua promoção para titular deverá ocorrer em 24/01/2022. No entanto, por motivo particular o docente desejou abrir o processo de promoção para titular após esse período, e resolveu realizar a sua defesa apenas em 28/05/2023. Neste caso, se aprovado, o docente terá a sua promoção para titular concedida em 28/05/2023.
Pedimos aos docentes que atentem para as datas e evitem atrasar o pedido de sua promoção!
11) Quem pode fazer parte da banca de promoção para professor titular?
A banca deve ser composta por 4 membros efetivos e de 2 membros suplentes.
- Dos membros efetivos, poderá ser 4 externos à Ufersa ou então 3 externos e 1 interno;
- Dos membros suplentes, deverá ser 1 membro externo e 1 interno;
- Os membros devem ser Professores Doutores Titulares, ou equivalente (Titular Livre), vinculados a uma Instituição de Ensino Superior;
- Professores Titulares aposentados também podem participar. O professor aposentado da Ufersa será considerado como membro interno enquanto o professor aposentado de outra instituição, como membro externo;
- Os docentes devem atuar na mesma área ou grande área de conhecimento do docente avaliado;
- Os membros da Comissão Especial de Avaliação não poderão ser cônjuges, companheiros, parentes consanguíneos ou afins, em linha reta ou colateral, até o terceiro grau, entre si, e do docente.
12) O livre-docente pode participar da promoção para professor titular?
Livre-docente é um título acadêmico, assim como o título de doutorado e o título de mestrado. Para participar da banca, o quesito necessário é que o professor esteja na Classe de Professor Titular, seja ele detentor do título de doutorado ou de livre-docente.
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