Dúvidas Frequentes:
1) Quais são as etapas do processo de promoção para titular?
O processo de promoção para titular possui características específicas, e suas etapas estão listadas a seguir:
1 – Docente deve organizar a documentação referente ao seu processo administrativo. Serão 3 arquivos em PDF: o Requerimento, a Planilha de Pontuação e o Memorial Acadêmico (com documentos comprobatórios) ou Tese Inédita;
- No arquivo “Requerimento” e Planilha de Pontuação devem constar as atividades realizadas no interstício de 24 meses de avaliação, com objetivo de atingir a pontuação mínima necessária para progressão. Essa é a documentação padrão de progressão que o docente já está habituado a realizar;
- Dentro do PDF “Requerimento”, o docente deve indicar também se opta por defesa de Memorial Acadêmico ou Tese Inédita e se opta pela defesa no modo presencial ou remoto;
- Dentro do PDF “Requerimento” deve constar a Lista da Comissão Especial de Avaliação, onde a chefia imediata deve indicar os membros da sua banca;
- No arquivo Memorial Acadêmico (com documentos comprobatórios), devem constar as atividades relevantes de toda a carreira acadêmica do docente.
2 – Docente deve abrir o processo no prazo de 60 dias antes de finalizar seu interstício de 24 meses. Clique aqui para saber como abrir o processo;
3 – A CPPD deve enviar memorando à reitoria indicando os nomes e contatos da banca, bem como a data da avaliação;
4 – A reitoria deverá emitir a portaria nomeando a banca, indicando o presidente e indicando o modo de realização da defesa (presencial ou remoto). Deverá enviar e-mail convidando oficialmente os membros, e anexando ao e-mail a portaria de nomeação.
- Caso a defesa seja presencial, a CPPD e a reitoria devem providenciar o auditório, bem como a gravação de áudio e vídeo. Caso a defesa seja remota, o presidente da banca deverá efetuar a gravação e enviar para o e-mail da CPPD;
- Caso a defesa seja presencial, a reitoria deverá e cuidar dos transportes/alimentação;
5 – A CPPD deve avaliar a planilha e elaborar o relatório de pontuação;
6 – A CPPD deve enviar e-mail ao presidente e membros da banca com as seguintes informações:
- a resolução de promoção docente e a documentação referente ao processo: memorial/tese e relatório de pontuação;
- para auxiliar ao presidente, também serão enviados modelos de despacho, parecer e ata para preenchimento;
7 – Caso a defesa seja virtual, o presidente da comissão especial deverá criar e enviar com antecedência o link da reunião online aos membros da comissão e aos convidados;
8 – No dia da avaliação, o docente avaliado procederá à defesa. A banca realizará a avaliação, elaborando os respectivos documentos (despacho, parecer e ata). Após as assinaturas, o presidente da banca deve enviar os documentos para o e-mail da CPPD;
9 – A CPPD anexará todos os documentos necessários ao processo eletrônico no sistema, e elaborará o relatório final da avaliação. Caso o docente seja aprovado em sua avaliação, o processo será encaminhado à Progepe para emissão da portaria, cadastro da progressão e pagamento.
2) Devo entregar alguma documentação física?
Não. Todos os documentos devem ser entregues em PDF, conforme instruções dessa página: Promoção para Titular.
3) Devo apresentar os documentos comprobatórios do Memorial?
Sim. O documento PDF do Memorial deverá conter o Memorial Acadêmico e, ao final, os respectivos documentos comprobatórios.
4) Para elaboração do Memorial, preciso colocar todos os comprovantes de todas as atividades que desempenhei durante toda a minha vida acadêmica?
Isso seria uma tarefa praticamente inexequível. Para elaboração do Memorial, o docente deve descrever as atividades mais relevantes que realizou em sua carreira. Desse modo, fica a critério do docente quais atividades quer destacar e apresentar em Memorial. Então, para essas atividades, o docente deve apresentar os comprovantes de realização da atividade.
5) Não consigo juntar o Memorial e todos os Documentos Comprobatórios em um só arquivo PDF porque o tamanho do arquivo é muito grande. Como faço?
Pode utilizar a ferramenta de “Comprimir PDF”, como também pode dividir os documentos em dois ou três arquivos. Por exemplo: “Memorial – Parte 1” e “Memorial – Parte 2”.
6) Devo realizar a defesa no modo presencial ou remoto?
No Requerimento, o docente deve indicar se prefere realizar a defesa no modo presencial ou remoto. O Gabinete da Reitoria é o órgão responsável pela gerência dos recursos (diárias e passagens), e para uma melhor otimização destes, recomenda que as defesas ocorram de modo virtual. No entanto, caso o docente prefira a defesa no modo presencial, deverá indicar isto no formulário e, na portaria de nomeação da banca, o gabinete deverá indicar se a defesa ocorrerá de modo presencial ou remoto de acordo com a disponibilidade de recursos.
7) O que acontece se eu completar meu interstício e não fizer a solicitação de promoção para titular?
Deve abrir o processo o quanto antes.
8) O que acontece se eu defender em uma data posterior à do meu interstício de 24 meses?
Para obter a promoção parta titular, o docente deve cumprir 3 critérios:
- 24 meses de efetivo exercício no nível de Associado 4;
- ser aprovado na avaliação de desempenho e;
- ser aprovado em sua defesa de Memorial ou Tese Inédita.
Portanto, um dos critérios é a aprovação na defesa do Memorial ou Tese Inédita. Caso o docente venha realizar sua defesa após o interstício de 24 meses, então sua promoção só poderá ser concedida na data em que foi aprovado na sua defesa do Memorial, pois é o momento em que o docente cumpre os 3 critérios de avaliação.
Exemplo: A data de efetivo exercício da progressão para Associado 4 do docente foi em 24/01/2020. Sua promoção para titular deverá ocorrer em 24/01/2022. No entanto, por motivo particular o docente desejou abrir o processo de promoção para titular após esse período, e resolveu realizar a sua defesa apenas em 28/05/2023. Neste caso, se aprovado, o docente terá a sua promoção para titular concedida em 28/05/2023.
Pedimos aos docentes que atentem para as datas e evitem atrasar o pedido de sua promoção!
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